Cadastro de Pacientes IPESP

PERGUNTAS FREQUENTES

Quais os tratamentos oferecidos pelo Instituto de Ensino Pesquisa e Pós-Graduação - IPESP?
São oferecidos tratamentos nas seguintes áreas: dentística (restaurações), endodontia (“canal”), cirurgia (extração de dente, remoção de lesões); periodontia básica e especializada (tratamento gengival); prótese total (“dentaduras”); prótese parcial removível (“pontes móveis”); oclusão (disfunção de ATM); clínica integrada; prótese fixa; clínica infantil; ortodontia preventiva; semiologia; exames radiológicos. Obs: Ortodontia Corretiva: é oferecida a nível de especialização via cadastramento no IPESP, porém não é um tratamento público gratuito. O paciente pagará pelos exames e manutenção mensal. Obs: Implante: é oferecido a nível de especialização, não é um tratamento público gratuito. Maiores informações poderão ser obtidas contatando o IPESP: (61) 3233-6109 / (61) 3361-0562


Clínica de Pacientes Especiais: como se cadastrar e qual o perfil do paciente?
Para o cadastramento o responsável pelo paciente especial ou quando possível o próprio paciente, deverá procurar a Unidade Básica de Saúde ou Centro Odontológico Municipal mais próximo de sua residência. O recurso municipal deverá atender e avaliar o caso e a partir de então encaminhar guia específica para a Secretaria Municipal de Saúde de Brasília. O perfil deste paciente, de modo geral, compreende a pessoas que apresentam síndromes crônicas (retardo mental, paralisia cerebral, Down, autismo, disritmia cerebral, cardiopatia), síndromes raras e outras anormalias, bem como aqueles com debilidade orgânica agravada, priorizando o atendimento a pacientes em tratamento quimioterápico ou radioterápico; transplantados; com doenças sistêmicas.


Qual o horário de funcionamento da clínica?
Normalmente o horário de funcionamento nas clínicas compreende o período da manhã (8h às12 h) e período da tarde (14h às 18h).


Qual a média de frequência para o tratamento?
A frequência do paciente para o tratamento em média é semanal (um a dois dias por semana). O período desta freqüência dependerá do tratamento necessário e também do período da disciplina (clínica) que o atenderá.


Em caso de dúvidas, a quem procurar?
Não fique com dúvidas sobre os serviços que o IPESP presta a comunidade ou mesmo sobre o seu tratamento em andamento na Unidade. Faça contato com o Serviço Social para esclarecimentos, críticas e sugestões (61) 3233-6109 / (61) 3361-0562.


Serviço Social
O serviço social no IPESP atua para acolher, orientar e encaminhar os usuários junto a rotina do tratamento odontológico. Colabora para o acesso aos serviços internos e externos correlatos às áreas de saúde e assistência social. Realiza ações para mediação: paciente, aluno, docente, funcionário, instituição e outros recursos, públicos ou não, existentes na comunidade. As atividades e ações do setor visam contribuir para a qualidade dos serviços prestados pela Unidade, bem como, propiciar a defesa dos direitos dos usuários, especialmente nas áreas de saúde, assistência social e educação. Fone para contato: (61) 3233-6109 / (61) 3361-0562. Horário: 8:30 às 12:00 / 13:00 h às 17:00 h de segunda a sexta-feira.


O Instituto de Esnino Pesquisa e Pós-Graduação - IPESP oferece algum auxílio ao paciente durante o tratamento?
O IPESP não disponibiliza auxílio financeiro para assistir o paciente perante as necessidades de alimentação ou mesmo de transporte durante o tratamento odontológico. Sendo assim, não é oferecido alimentação, como também não são oferecidos “passes” para ônibus. O paciente deverá se programar com recursos próprios ou procurar informações sobre assistência dessas necessidades, via instituições públicas municipais como Unidades Básicas de Saúde ou Serviço Social atuante na área de saúde, para verificar programas de assistência nesta área.


ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:


Telefones para contato
Para mais informações ligue: (61) 3233-6109 / (61) 3361-0562.
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